O ofício do sábio

Ailton Martins Evangelista
Aluno 1º Ano Filosofia Unisal
E-mail: ailtonevang1@gmail.com        
  Tomás de Aquino (1224-1274) em sua obra, inicia evocando Aristóteles, que em suas palavras é chamado de “O Filósofo”, assumindo o pensamento de Aristóteles e amadurecendo-o com alguns parâmetros evangélicos.
          O tema relacionado ao governo aparece no primeiro capitulo da Suma contra os Gentios, livro escrito por Tomás de Aquino dedicado aos pagãos, Judeus, Islamitas da época que traz no início do capitulo o perfil de um sábio e qual sua função a ser exercida, então Tomás explica partindo de Aristóteles que é próprio do sábio colocar as coisas em ordem, este colocar as coisas em ordem significa que todas as coisas trazem em si uma finalidade uma vez que otimizadas estarão alinhadas com o bem para a qual foram criadas. O texto abaixo retirado da suma ajuda a ter uma compreensão sobre este assunto:
Segundo o filósofo, deve se seguir o uso comum quando se trata de nomear as coisas; chame-se pois, sábios os que ordenam retamente as coisas e as governem bem. Daí que, entre outras coisas, que os homens concebem do sábio, o filósofo afirma que é próprio do sábio o ordenar.[1]
            

          Embora os sábios fossem pessoas muito bem vistas e podiam trazer inúmeras funções, para Aristóteles o sábio deveria receber a função de ordenador das coisas, cabe a ele direcionar todas as coisas para um fim, que em graus de ascendência vão se dispondo até chegar ao governo do Sumo Bem.
          O governo do sábio passa por ordenar as coisas remetendo as causas universais, a função desse governo conduzido por um sábio será a de conduzir a um bem supremo como explica a citação: “Assim o nome de sábio reserva-se simples e unicamente para aquelas cujas considerações versam sobre o fim do universo, que também é princípio de tudo que o compõe. Daí as palavras do filósofo: é próprio do sábio considerar as coisas mais altas.” [2]
            Sendo assim conforme a citação acima fica em evidência que o sábio tem sua função exercida todas as vezes que consegue ir voltando-se para as causas relacionadas ao fim do universo, dessa forma está se colocando a busca por um motor primeiro que sempre é colocado



AQUINO, Santo Tomás de. Suma contra os gentios. Tradução de D. Odilão Moura e D Ludgero Jaspers. Porto Alegre: Sulina, 1990. v. I, p. 35.
[2] AQUINO, 1990, p. 36.

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