A Suma contra os Gentios

Alisson Rafael Lorenço dos Santos
Licenciando Filosofia UNISAL
e-mail: alissonsantos14@hotmail.com

A Suma Contra os Gentios é um tradado escrito por São Tomás de Aquino com a pretensão de apoiar seu confrade, São Raimundo Penafort, que se encontrava atuando como missionário na Espanha onde havia um grande número de pessoas pagãs e aderentes à fé islâmica. Tem como ideia base demostrar aos Gentios, não-cristãos, que a fé não é contraria à razão. No entanto, também tem a pretensão de mostrar que há dados que competem à fé e que superam a razão. Isto faz com que a fé não seja contrária à razão, mas algo complementar a esta.
          Na parte introdutória desta obra, que está dividida em nove capítulos, Tomás traça um caminho de argumentação com a intenção de dizer que as verdades da razão e as verdades da fé culminam para uma mesma verdade, Deus. Portanto para Tomás tanto pelo caminho da fé como pelo caminho do conhecimento racional pode-se chegar a Deus.
          E sua obra, o Aquinate, escreve sobre o ofício do sábio, que é apresentado logo no primeiro capítulo. Diz ele ser o oficio do sábio ensinar a verdade e refutar o erro. Levanta também o questionamento se compete aos filósofos cristãos ensinarem a verdade católica e refutar o erro oposto. Responde ele que sim, indicando a forma de diálogo que deveria ser usado conforme o ouvinte, para que estes aceitem tais evidencias.
          Podem-se considerar três questões gerais a partir da introdução. A dupla ordem das verdades (naturais e sobrenaturais); o que compete a cada uma das partes – fé e razão – e a relação existente entre as duas ordens de verdade. Afirma ele constantemente que, mesmo sendo distintas, não há contradição entre elas. E que não é leviano aceitar as verdades de fé que excedam à razão.
          Em meio a este assunto, há um tema que perpassa todos estes capítulos desta parte introdutória, de modo mais evidente no terceiro capítulo: é a questão do conhecimento das coisas e a manifestação destas que conduz à Verdade. Tomás dá uma informação importante para compreender como ele concebe este conhecer humano. Ele, por influência de Aristóteles, considera o homem como um composto, não sendo o corpo separado de sua alma, e sim a alma como forma do corpo, criados simultaneamente, portanto, codependentes (no entanto há para Tomás a possibilidade da alma existir sem o corpo).
          Tomás não dispensa os sentidos nesse processo de conhecimento, os sentidos são para ele indispensáveis para intelecção humana. São eles que percebem os entes – coisas sensíveis – que podem levar, pelo caminho da razão, ao reconhecimento da causa primeira, que para ele é Deus.
          No entanto há conhecimentos mais elevados que nem mesmo a alma racional é capaz de compreender – senão pela fé –, sendo ela a mais baixa na escala das almas espirituais, as quais possuem a capacidade de intelecção (TORRELL, 2015.).

Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
AQUINO. Santo Tomás. Suma contra os gentios. Trad.  de Joaquim F. Pereira. São Paulo: Loyola,  2015a. v. 1.

______. Suma contra os gentios. Trad.  de Joaquim F. Pereira. São Paulo: Loyola,  2015b. v. 3.

______. Questões disputadas cobre a Alma. Trad. Luiz Astorga. São Paulo: É Realizações, 2012.

______. Sobre o ensino (De magistro), os sete pecados capitas. Trad. Luiz Jean Lauand. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______.O Ente e a Essência. Trad. Odilão Moura. Rio de Janeiro: Presença, 1981.

______. Suma teológica: primeira parte. Trad. Alexandre Corrêa. 2. ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 1980.

ARISTÓTELES.  Metafisica. Trad. Vincenzo Cocco. São Paulo: Abril S/A Cultura e Industrial, 1973.

JOVILIVET. Régis. Curso de filosofia. Trad. Eduardo Prado de Mendonça. 12. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1976.

MONDIN, Battista. Introdução à filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. Trad. J. Renard. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 1980.

SGANZERLA, Anor; VALVERDE,  A.J. R. ; FALABRETTI, E. (Orgs,) Natureza Humana em movimento. São Paulo: Paulus 2012.


TORRELL. Jean-Pierre. Introdução Santo Tomás de Aquino: Sua vida e sua obra. Trad. Luiz Paulo Rouanet. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

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