O ente e a essência em Tomás de Aquino

O ente e a essência
O ente e a essência é uma pequena obra escrita por Tomás no seu período de bacharel em Paris a pedido de seus confrades do convento de são Tiago que posteriormente se tornará a base da metafísica tomista. Não somente esta obra, mas todo o seu pensamento serviram de base para filósofos e teólogos de seu tempo que fizeram comentários baseados em suas obras bem como pensadores do século XX. De acordo com Lino Rampazzo,
O texto ‘De Ente et Essentia’ de Santo Tomás foi sempre considerado uma síntese da metafísica tomista e, por isso, sempre atraiu o interesse de muitos comentaristas já a partir do século XIII até os dias de hoje. A título de exemplo, no século XX esta obra foi comentada por Gilson, Maritain e Edith Stein (santa). (2012 p. 01)

O ente e a essência é o núcleo básico da filosofia tomista. Neste texto o jovem mestre de Paris articula o seu pensamento cristão com a racionalidade filosófica. “Nele não são usados pensadores cristãos com uma pequena exceção de Boécio, que menciona exclusivamente em temas filosóficos”. (MOURA, 1981, p. 09).
 O opúsculo já citado é dividido em seis breves capítulos. Tomás trata da questão sobre o ‘ente’ e a ‘essência’, partindo do que ele acredita ser mais fácil, isto é, do ente para chegar à essência e, então, a obra fica assim distribuída: capítulos I,II, e III tratam sobre a significação de ente e de essência, as essências das substâncias compostas e a relação da essência com as noções lógicas. Depois nos capítulos IV, V e VI explica-se a essência e as substâncias separadas, isto é, simples, e por fim a essência nos três diferentes tipos de seres (Deus, alma e anjos) e a essência nos acidentes (RAMPAZZO, 2012, p.06).

O significado de essência em Tomás de Aquino

Para entender a necessidade de existência das criaturas em Deus é necessário identificar a essência, aquilo que é próprio e não pode ser mudado, o que caracteriza o ser (enquanto ente) e/ou identifica-o.
Tomás de Aquino irá designar em sua obra quatro termos para definir e explicar o que a coisa é de fato quando se trata da existência (do ente). Esses termos são: quididade, forma, natureza e essência. Este último explica com mais exatidão o ser enquanto o ente é. “Mas a essência se diz segundo por ela e nela o ente tem ser (esse)”. (AQUINO, 1981, p. 65).
O termo “quididade” designa a coisa enquanto definida; em sua tradução significa aquilo que era ser. O termo “forma” é a certeza de cada coisa. O vocábulo natureza indica a coisa enquanto sujeito de operação, é como dizer que a coisa age segundo sua natureza. Exemplo o cão late, o homem fala (RAMPAZZO, 2015, p. 03).
Depois desse breve comentário, Tomás explica onde pode ser encontrada a essência, isto é, nas substâncias simples e compostas. Afirma, nas substâncias simples de modo mais nobre e verdadeiro por possuírem ser mais elevado, e por serem causa das substâncias compostas tendo em vista a substância primeira e simples, que é Deus (AQUINO, 1981, p.65).

O doutor angélico nos esclarece de maneira racional e pedagógica a essência das substâncias partindo das mais acessíveis ou mais fáceis à compreensão que são as compostas. A essência das substâncias compostas compreende matéria e forma, porém de acordo com suas inferências não se pode dizer que a essência está em apenas forma, ou somente na matéria, pois, a matéria sozinha não determina o gênero e a espécie de nada, mas sim uma realidade que está em ato, e a forma sozinha não constitui a essência das substâncias embora muitos tentem afirmar, entende-se essência na composição de forma e matéria (AQUINO, 1981, p. 66).

Tomás cita Boécio, Avicena e Averróis para comprovar seu argumento e traz um exemplo para ilustrar essa composição, “Ora, a doçura é causada pela ação do calor que digere o úmido”. (AQUINO, 1981, p. 67). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Conceito de Família na Filosofia do Direito de Hegel.

O Conceito de Felicidade na Fundamentação da Moral em Kant: em comparação com o pensamento de Aristóteles e Freud

Felicidade: um bem supremo