SOBRE A IGREJA NO MUNDO ATUAL FRENTE À JUSTIÇA
Escrita
pelo Papa Leão XIII e publicada em 15 de maio de 1891, a encíclica Rerum Novarum trata das condições das
classes trabalhadoras, discutindo a relação entre o governo, os negócios, o
trabalho e a igreja. A encíclica em questão dá início à Doutrina Social da
Igreja influenciando a criação de um novo ideário social e político, ou seja, a
"Democracia Cristã”, que defende a implantação de uma democracia baseada
nos princípios cristãos.
Desde
seu surgimento a Igreja passou a
confrontar, lutar e defender os problemas enfrentados pela classe mais
necessitada da sociedade, de modo mais pertinente, carregando consigo o dever
de investigar, a todo o momento, os sinais dos tempos, e interpretá-lo à luz do
Evangelho para que assim pudesse responder, de modo adequado, a suas angústias.
É,
por isso, necessária a compreensão da realidade na qual se vive hoje, ou seja,
uma humanidade findada em desejos individuais, sobre os seus modos de pensar e
agir, tanto em relação às coisas como às pessoas, a ponto de se constatar uma
verdadeira transformação social e cultural. Assim, guiada pelo Evangelho e pelo
amor ao homem, a Igreja escuta o clamor pela justiça e deseja responder com
todas as suas forças, como atesta Papa Francisco na Encíclica Evangelii Gaudium.
Diante
de uma situação marcada pelos individualismos econômico, social, político e
religioso, vê-se a importância da dimensão comunitária que privilegia o bem de
todos, tendo em vista que o ser humano é social, que a família é a primeira
comunidade humana, que a vida humana está voltada à comunidade, buscando o bem
comum. Nessa comunidade econômico-social, os bens servem a todos, uma vez que
uma sociedade política respeita os direitos de todos e busca o bem comum, com
colaboração e justiça.
Nunca o género humano teve ao seu dispor tão grande
abundância de riquezas, possibilidades e poderio económico; e, no entanto, uma
imensa parte dos habitantes da terra é atormentada pela fome e pela miséria, e
inúmeros são ainda os analfabetos. Nunca os homens tiveram um tão vivo sentido
da liberdade como hoje, em que surgem novas formas de servidão social e psicológica.
(PAULO VI, 1965).
A
justiça, sendo uma das principais virtudes morais, que consiste em retificar as
ações humanas, exteriores, que dizem respeito aos outros, é o caminho pelo qual
a Igreja busca percorrer firmemente, no intuito de firmar o bem comum sustentado
por este hábito operativo da alma, que busca não somente o bem individual, mas
o bem coletivo.
A
Encíclica Gaudium et Spes busca
reivindicar, insistentemente, aqueles bens que se julgam privados por injustiça
ou por desigual distribuição, salvaguardando a necessidade de que cada
indivíduo possui, pois, a ordem social e o seu progresso devem reverter sempre em bem
das pessoas, já que a ordem das coisas deve estar subordinada à ordem das
pessoas e não ao contrário. (PAULO VI, 1965), ou seja, os bens universais devem
ser utilizados em prol dos outros e não se utilizar dos outros para obter bens.
Entretanto, hoje, percebe-se um
movimento contrário frente ao pensamento do Papa Paulo VI, porque o progresso
social que deveria reverter sempre em bem das pessoas reverte-se somente ao bem
particular, ou seja, daqueles que de certa forma já detenham grande parte do
poder econômico e político, excluindo os que realmente necessitam que a justa
distribuição seja feita para obterem mínimas condições de vida. Isto fere o bem
comum e também a Justiça, descrita por Santo Tomás, e, consequentemente,
aderida pela Igreja, porque não visa a todos, mas ao individual, favorecendo
sempre mais o individualismo exacerbado, não se importando com quanto cada um
tenha ou não tenha. É o que constata o Papa Francisco, afirmando que o grande risco do mundo atual é a tristeza
individualista, que brota do coração mesquinho.
REFERÊNCIAS
V
CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO e DO CARIBE. Documento de Aparecida. Disponível em:
< http://www.dhnet.org.br/direitos/cjp/a_pdf/cnbb_2007_documento_de_aparecida.pdf
>. Acesso em 17 out. 2017.
AQUINO, Tomás. Suma teológica. Trad.
Carlo- Josaphat de Oliveira et al. São Paulo: Loyola, 2005. V.6.
CONCÍLIO VATICANO II. 1962-1965. Gaudium et Spes: mensagens, discursos,
documentos. Tradução de Francisco Catão. São Paulo: Paulinas.
FRANCISCO: Evangelii Gaudium.
Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html>.
Acesso em: 20 set. 2017.
FRANCISCO,
O amor é contagioso: o Evangelho da
justiça. Org. Anna Maria Foli. – 1ª ed. – São Paulo: Fontanar, 2017.
MONTICELLI,
Pedro: justiça em Santo Tomás de Aquino. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mtsfpm-HCco>.
Acesso em: 01 set. 2017.
REALE,
Miguel. Filosofia do direito. 9. ed.
São Paulo: Saraiva, 1999.
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