Substância simples e Composta em Tomás de Aquino


Genaro Augusto Brandão[1]

1. Conceito de Substância
Agora é necessário entender o que são as substâncias. Numa primeira visão é indispensável dizer que existem dois tipos de substâncias, as simples e as compostas. Compete, além disso, saber que a substância diz respeito ao “que é apto para existir em si” (JOLIVET, 1975, p. 210), assim o conceito de substância está ligado à essência, e ambas as substâncias possuem essência, como diz Tomás: “Ora das substâncias, umas são simples e outras compostas. Todavia, em ambas há essência.” (AQUINO, 1981, p. 65).

1.2 Substância Simples
As substâncias simples são formas inteligíveis em ato, são separadas da matéria. Numa substancia intelectiva pode haver uma imunidade absoluta de matéria.
Assim, há composição de forma (essência) e de existência na alma, como na inteligência. Ao contrário das substâncias compostas, as substancias simples possuem apenas forma. “(...) Em ambas há essência. Nas simples, porém, de modo mais verdadeiro e mais nobre, já que também possuem ser mais elevado.” (AQUINO, 1981, p. 65).7
Sendo a substância simples ser e forma, Tomás de Aquino afirma o seguinte: “pelo menos o é a substância primeira e simples que é Deus.” (AQUINO, 1981, p. 65), e assim diz a respeito da substância composta: “são conhecidas, como também o são, no homem, a alma e o corpo” (AQUINO, 1981, p. 66). Portanto compreende-se que substância diz do ser e sua essência, no caso da simples diz respeito ao Ser absoluto que é Deus, e por isso nos são mais ocultas como diz o Aquinate no ente e a essência, logo a substância composta são as criaturas de Deus, sobretudo o homem por possuir matéria e forma (corpo e alma).
Diferenciam-se, por conseguinte, a essência da substancia composta e a essência da substancia simples, nisto que a essência da substancia composta não é somente forma, mas se compõe de forma e matéria; a essência das substancias simples, porém, é somente forma. (AQUINO, 1981, p. 79)
Afirma Santo Tomás de Aquino que não é possível que a essência (forma), seja a causa eficiente de si mesma, é necessário que receba a existência de outro ser. É possível concluir que as substancias simples estão submetidas a uma composição, a de forma e ser.

1.3 Substância Composta
As substâncias compostas são assim chamadas por conter em si matéria e forma: “nas substâncias compostas, o nome essência significa aquilo que se compõe de matéria e forma.” (AQUINO, 1981, p.67). As substâncias compostas estão subordinadas à substância simples, ela possui em si uma perfeição própria, porém por meio da simples “pode atingir perfeição mais elevada” (AQUINO, 1981, p.69).
A essência das substancias compostas trata sobre a matéria e a forma.
(...) há essência nas substancias compostas de matéria e forma, nas quais também o ser é recebido e finito, porque recebem o ser do outro, e, além disso, a natureza ou quididade delas é recebida na matéria assinalada. (AQUINO, 1981, p. 86)

Por isso que nas substancias compostas a essência é a matéria e a forma, com isso pode-se dizer que segundo a essência uma realidade existe e é pela essência que o ente recebe o existir. 

[1] Aluno do 2º semestre do curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – Unidade Lorena. Este trabalho foi orientado pelo o Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella.

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