O ‘Telos’ na Ética a Nicômaco:
virtude e felicidade
Eduardo Augusto Rosa de Matos[1]
Resumo: Aristóteles, o grande
sistematizador da teoria teleológica, sintetiza seu pensamento sobre a
Finalidade das coisas nos dois primeiros livros da Ética a Nicômano. Assim,
apresentamos uma revisão das suas ideias fundamentais enfatizando os conceitos
de Virtude e Felicidade como princípios do bem comum.
Palavras-chave: Virtudes – Felicidade – ‘Telos’
– Ética a Nicômaco.
Introdução
Todas
as coisas têm uma finalidade. Nas ações humanas a finalidade é a felicidade. E
o que é a felicidade? Aí há uma divergência, pois uns consideram a felicidade o
prazer, outros a honra e a riqueza e alguns o sumo bem.
Ao
longo desse artigo se fará uma reflexão sobre a teoria teleológica e
eudemonista de Aristóteles e alguns conceitos como o da virtude e a felicidade
serão apresentados visando o ‘telos’, a finalidade última das coisas.
Analisando a
importância de tal teoria, é preciso olhar para o Aristóteles, quem a
desenvolveu nos dois primeiros livros da obra Ética a Nicômano.
Esta visão filosófica
nos ajudará a compreender melhor nossa vida enquanto indivíduos pertencentes a sociedade humana.
1.
Aristóteles:
síntese biográfica
Aristóteles nasceu em
384/383 a.C., na Estagira [2].
Sua família estava ligada à medicina e à realeza da Macedônia. Aos dezoito anos,
foi pela primeira vez a Atenas e logo ingressou na escola de vertente
matemática cujo mestre é Platão, mesmo tendendo-se à biologia. Saiu de Atenas
após a morte do mestre, casou-se com Pítias que lhe deu um filho, Nicômaco.
Em 343 a.C.,
Aristóteles é convidado por Felipe II, rei da Macedônia, a ser o preceptor de
seu filho Alexandre, que em 336 a.C., sobe ao topo, depois do assassinato do
pai.
Em ocasião da invasão
da Macedônia sobre a Grécia, que foi derrotada, Aristóteles voltou para Atenas
e por ser amigo do rei, fundou em 335/334 a.C., em Atenas, sua própria escola, próxima ao templo de Apolo Lício, sendo por isso
conhecida como Liceu de fundo filosófico e biológico. Com a
morte do rei Alexandre, Aristóteles foi hostilizado de Atenas e morreu em 322
a.C. em Calcis [3],
na Eubeia.
1.1 Períodos do pensamento aristotélico
Aristóteles, como a
maioria dos pensadores, passou por etapas na formação do seu pensamento e de
suas obras. A primeira etapa foi o período que esteve na escola platônica e que
conviveu com o mestre Platão. A segunda foi o período que saiu de Atenas e
passou a ser preceptor de Alexandre.
Na terceira e última ocorreu
após a fundação da escola aristotélica: Liceu. (Cf. PASSOS JÚNIOR, 2016). É
nessa terceira etapa que se encontra a obra Ética a Nicômaco, que o filósofo escreveu
em “homenagem a seu
filho Nicômaco” (VELASQUEZ, 2011, p. 3), no qual assume “um papel de pedagogo, um pai preocupado com a educação de seu
filho e, acima de tudo, com a sua felicidade.” (ESCÁBIA, 2011, p. 2).
1.1 Obra: Ética a Nicômaco (visão geral)
“Aristóteles inicia a Ética a Nicômaco
afirmando que assim como as técnicas também a ação humana almeja realizar algum
fim.” (CASTRO, 2008, p. 27) “A obra Ética a Nicômaco
é composta por dez livros que se apresenta dividida da seguinte maneira:
no livro primeiro trata-se do tema felicidade. No
livro II até o livro IX trata-se das virtudes. No livro X completa o tratado da
felicidade iniciado no primeiro.” (ESCÁBIA,
2011, p. 3).
Assim
“expõe suas concepções teleológicas e eudaimonista,ou seja, a teoria da
finalidade e a doutrina da qual a felicidade é o objetivo da vida. Trazendo a
virtude como mediana e suas concepções sobre
o hábito e a prudência na ética.” (VELASQUEZ,
2011, p. 3). Desta maneira, para compreendê-lo
faz-se necessário alguns conceitos por ele apresentados e alguns princípios
importantes para alcançar o bem comum. Comecemos pela virtude.
[1] Aluno do primeiro semestre do
curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) –
Unidade Lorena. Este trabalho foi orientado pelo o Prof. Esp.
Douglas Rodrigues da Silva.
[2] Antiga cidade da Macedônia,
situada hoje na Grécia, na região de Calcídica, no golfo do rio Estrimão.
[3] Cálcis ou Cálquida é a principal
cidade da ilha de Eubeia, na Grécia.
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