O ‘Telos’ na Ética a Nicômaco: virtude e felicidade


Eduardo Augusto Rosa de Matos[1]

Resumo: Aristóteles, o grande sistematizador da teoria teleológica, sintetiza seu pensamento sobre a Finalidade das coisas nos dois primeiros livros da Ética a Nicômano. Assim, apresentamos uma revisão das suas ideias fundamentais enfatizando os conceitos de Virtude e Felicidade como princípios do bem comum.

Palavras-chave: Virtudes – Felicidade – ‘Telos’ – Ética a Nicômaco.

Introdução

Todas as coisas têm uma finalidade. Nas ações humanas a finalidade é a felicidade. E o que é a felicidade? Aí há uma divergência, pois uns consideram a felicidade o prazer, outros a honra e a riqueza e alguns o sumo bem.
Ao longo desse artigo se fará uma reflexão sobre a teoria teleológica e eudemonista de Aristóteles e alguns conceitos como o da virtude e a felicidade serão apresentados visando o ‘telos’, a finalidade última das coisas.
Analisando a importância de tal teoria, é preciso olhar para o Aristóteles, quem a desenvolveu nos dois primeiros livros da obra Ética a Nicômano.
Esta visão filosófica nos ajudará a compreender melhor nossa vida enquanto  indivíduos pertencentes a sociedade humana.

1.      Aristóteles: síntese biográfica

Aristóteles nasceu em 384/383 a.C., na Estagira [2]. Sua família estava ligada à medicina e à realeza da Macedônia. Aos dezoito anos, foi pela primeira vez a Atenas e logo ingressou na escola de vertente matemática cujo mestre é Platão, mesmo tendendo-se à biologia. Saiu de Atenas após a morte do mestre, casou-se com Pítias que lhe deu um filho, Nicômaco.
Em 343 a.C., Aristóteles é convidado por Felipe II, rei da Macedônia, a ser o preceptor de seu filho Alexandre, que em 336 a.C., sobe ao topo, depois do assassinato do pai.
Em ocasião da invasão da Macedônia sobre a Grécia, que foi derrotada, Aristóteles voltou para Atenas e por ser amigo do rei, fundou em 335/334 a.C., em Atenas, sua própria escola, próxima ao templo de Apolo Lício, sendo por isso conhecida como Liceu de fundo filosófico e biológico. Com a morte do rei Alexandre, Aristóteles foi hostilizado de Atenas e morreu em 322 a.C. em Calcis [3], na Eubeia.

1.1  Períodos do pensamento aristotélico

Aristóteles, como a maioria dos pensadores, passou por etapas na formação do seu pensamento e de suas obras. A primeira etapa foi o período que esteve na escola platônica e que conviveu com o mestre Platão. A segunda foi o período que saiu de Atenas e passou a ser preceptor de Alexandre.
Na terceira e última ocorreu após a fundação da escola aristotélica: Liceu. (Cf. PASSOS JÚNIOR, 2016). É nessa terceira etapa que se encontra a obra Ética a Nicômaco, que o filósofo escreveu em “homenagem a seu filho Nicômaco” (VELASQUEZ, 2011, p. 3),  no qual assume “um papel de pedagogo, um pai preocupado com a educação de seu filho e, acima de tudo, com a sua felicidade.” (ESCÁBIA, 2011, p. 2).

1.1  Obra:  Ética a Nicômaco (visão geral)

 “Aristóteles inicia a Ética a Nicômaco afirmando que assim como as técnicas também a ação humana almeja realizar algum fim.” (CASTRO, 2008, p. 27) “A obra Ética a Nicômaco é composta por dez livros que se apresenta dividida da seguinte maneira: no livro primeiro trata-se do tema felicidade. No livro II até o livro IX trata-se das virtudes. No livro X completa o tratado da felicidade iniciado no primeiro.” (ESCÁBIA, 2011, p. 3).
Assim “expõe suas concepções teleológicas e eudaimonista,ou seja, a teoria da finalidade e a doutrina da qual a felicidade é o objetivo da vida. Trazendo a virtude como mediana e suas concepções sobre o hábito e a prudência na ética.” (VELASQUEZ, 2011, p. 3). Desta maneira, para compreendê-lo faz-se necessário alguns conceitos por ele apresentados e alguns princípios importantes para alcançar o bem comum. Comecemos pela virtude.



[1] Aluno do primeiro semestre do curso de Filosofia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – Unidade Lorena. Este trabalho foi orientado pelo o Prof. Esp. Douglas Rodrigues da Silva.
[2] Antiga cidade da Macedônia, situada hoje na Grécia, na região de Calcídica, no golfo do rio Estrimão.
[3] Cálcis ou Cálquida é a principal cidade da ilha de Eubeia, na Grécia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Conceito de Família na Filosofia do Direito de Hegel.

O Conceito de Felicidade na Fundamentação da Moral em Kant: em comparação com o pensamento de Aristóteles e Freud

“A QUESTÃO DO SER NO ENTE E ESSÊNCIA DE TOMÁS DE AQUINO”